Biotecnologia


O TÉCNICO EM BIOTECNOLOGIA é o profissional que auxilia no desenvolvimento de culturas "in vivo" e "in vitro" e de marcadores moleculares, cultivando micro-organismos, tecidos animais e vegetais para multiplicação celular, extraindo, replicando, sequenciando e quantificando DNA.:

Atua na produção e análise de imunobiológicos como vacinas e kits de diagnóstico. Colabora com atividades de pericia criminal e investição genética como exames de paternidade e detecção de patógenos.

Participa de pesquisa de melhoramento genético e atua em processos industriais biológicos. Analisa o controle de crescimento de micro-organismos na indústria alimentícia e farmacêutica. Auxilia na produção de produtos biotecnológicos de interesse comercial, especialmente combustíveis renováveis.

  • Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
  • Mercado de Trabalho: Universidades, institutos de pesquisa de biotecnologia, genética e bioengenharia, assim como laboratórios de biotecnologia, indústrias químicas e farmacêutica.
  • Duração do curso: 4 semestres
  • Duração do curso integrado: 3 anos

Ensino Médio


O Ensino Médio destina-se aos candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e compõe-se por duas partes: Base Nacional Comum e Parte Diversificada.

As disciplinas da Base Nacional Comum, direcionadas para a formação geral do estudante, são as já tradicionalmente estudadas, como Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Historia, Geografia, Química, Física, Biologia, Educação Física e Artes. As disciplinas da Parte Diversificada objetivam ao desenvolvimento de capacidades e de condutas importantes na atualidade, visando á formação para exercício da cidadania e preparação para o trabalho.

O oferecimento dessas disciplinas é diferenciado nas ETECs, as quais dispõem de autonomia para optar por projetos, pelo ensino de filosofia, de sociologia e/ou espanhol. O inglés, que também integra a Parte Diversificada, é obrigatório no ensino médio.

  • Eixo Tecnológico: Educação Básica
  • Duração do curso: 3 anos
 

Meio Ambiente / Integrado ao Ensino Médio


O TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE é o profissional que coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, no acompanhamento e na execução de sistemas de gestão ambiental.

Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e de preservação de recursos naturais, de redução, reúso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.

Mercado de Trabalho: Instituições públicas privadas, além do terceiro setor; estações de tratamento de resíduos; unidades de conservação ambiental.

  • Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança
  • Duração do curso modular: 3 semestre
  • Duração do curso integrado: 3 anos

Química / Integrado ao Ensino Médio


O TÉCNICO EM QUÍMICA é o profissional que atua no planejamento, na coordenação, na operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Planeja e coordena os processos laboratoriais. Realiza amostragens, analises químicas, físico-químicas e microbiológicas.

Realiza vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Participa do desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Atua com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, as normas de qualidade e de boas praticas de manufatura e de segurança. Mercado de trabalho industrias; empresas de comercialização e assistência técnica; laboratórios de ensino, de calibração, de analise e controle de qualidade e ambiental; entidades de certificação de produtos; tratamento águas e de efluentes.

  • Duração do curso modular: 4 semestre
  • Duração do curso integrado: 3 anos.